MOSTRAS COMPETITIVAS
As mostras competitivas de ficção concorrem ao troféu Tuiuiú em 11 categorias: melhor Curta Brasil, Curta MS, direção, roteiro, direção de fotografia, direção de arte, atuação, montagem e som, pelo júri oficial, e melhor Curta Brasil e Curta MS, pelo voto do público.Os filmes da mostra Curta Doc, organizada em dois programas, concorrem ao troféu de melhor documentário.
CONFIRA OS FILMES SELECIONADOS NAS MOSTRAS COMPETITIVAS
CONFIRA OS FILMES SELECIONADOS NAS MOSTRAS COMPETITIVAS

A lenda dos cavaleiros da água
dir. Helen Quintans
SP/ Ficção / 23’
Violeta e sua filha Margarida vivem isoladas em um sítio assolado pela seca e tem suas vidas transformadas com a chegada de três misteriosos cavaleiros caçadores de nuvens.

Deixa
dir. Mariana Jaspe
RJ / Ficção / 15’
Zezé Motta é Carmen, uma mulher que vive seu último dia de liberdade antes que seu marido saia da prisão.

Dinho
dir. Leo Tabosa
PE / Ficção / 20’
A vida de Dinho é marcada por abandonos. Agora, sua mãe biológica retorna prometendo ficar, enquanto seu melhor amigo está para partir.

Expresso parador
dir. JV Santos
RJ / Ficção / 25’
No Rio de Janeiro, Lidiane Oliveira, uma atriz negra de 30 anos, cruza a cidade num ônibus. Ela precisa fazer um teste para uma novela, um bico de teatro infantil no shopping e ainda estrear seu espetáculo como protagonista no lado oposto da cidade. Durante a viagem, um encontro inusitado bagunça passado, presente e futuro.

Helena de Guaratiba
dir. Karen Black
RJ / Ficção / 15’
Odiada pelos gregos, detestada pelos troianos, Helena leva uma vida pacata em Guaratiba, bairro de pescadores do Rio de Janeiro. Até que o amor bate em sua porta, trazendo de volta fantasmas do passado.

Instruções para chorar
dir. Matheus Parizi
SP / Ficção / 20’
Um fotojornalista socioambiental chora falando com seu psicanalista por telefone. Seu amigo, um advogado A'wue-Xavante, combate incêndios e doenças na sua terra indígena. Mm, tem uma coisa que tinha que ter sido dita sobre o psicanalista.

Juvana de Xakriabá
dir. Silvana Belini
GO / Documentário / 25’
Em Juvana de Xakriabá, mergulhamos no Acampamento Terra Livre de 2019, onde Juvana, uma jovem estudante indígena, entrevista mulheres guerreiras de diferentes etnias, revelando histórias de luta, resistência e esperança.

Kila e Mauna
dir. Ella Monstra
CE / Ficção / 19’
Uma ligação no meio da noite pode mudar todos os caminhos. Em busca de Triz, uma amiga desaparecida, Kila e Mauna se encontram em uma jornada de resgate. Para chegar onde querem terão que atravessar os desertos que o tempo sedimentou entre elas.

Km 100
dir. Lucas Ribeiro
SP / Ficção / 19’
Miguel é um jovem negro que atravessa estradas do país em busca de um parente distante, envolto em memórias e o desejo de descobrir suas origens. No entanto, um saber profundo emerge quando ele se identifica com os rostos ao longo do caminho.

O SACRO E O PROFANO DE ARAÚJO E VERÔNICA
dir. Rivanildo Feitosa
PI/ Documentário / 15’
No Sertão do Piauí, um casal de artesãos convive com o sacro e o profano em sua arte e vidas.

Pequenas insurreições
dir. Willian de Oliveira
PR / Ficção / 13’
Em uma sala de espera de uma agência de babás, um grupo de mulheres decide firmar um pacto.

Semeando a terra
dir. R. Fonte Mutt
DF / Documentário / 9’
A Mãe Natureza presenteia as pessoas com seus frutos, sua medicina, seu ar puro e toda sua beleza. Mas os seres humanos estão exterminando seus filhos.

Vão das almas
dir. Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape
DF / Ficção / 15’
No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade...”

O FORMOSO
dir. Roberto Leite
Campo Grande - MS / Ficção / 13’
Um destemido menino descobre uma rinha de galo. Escondido dos apostadores resgata o galo com a vontade de salvá- lo.

IN UTERO
dir. Paulo Alvarenga Isidorio
Bonito - MS / Ficção / 18’51”
Lívia Cordeiro é espeleóloga, bióloga, mergulhadora e exploradora de lugares extremos. Sua trajetória inclui pesquisas em cavernas como a famosa Gruta do Lago Azul em Bonito Mato Grosso do Sul descobrindo espécies novas bem como fósseis da megafauna brasileira.

A MENINA E A ÁRVORE
dir. Ara Martins
Campo Grande - MS / Animação/ 10’
A menina e a árvore é uma animação de curta-metragem inspirada no universo poético de Manoel de Barros que narra a história de uma menina nascida e criada no pantanal de Corumbá que entende a importância de cuidar da natureza através das poesias do avô.

NINGUÉM LHE ESTENDERÁ A MÃO
dir. Pedrê Deivison
Campo Grande - MS / Ficção / 14’59”
Vitor emerge em um cenário sombrio, onde mutilações inexplicáveis e bilhetes enigmáticos o confrontam.

RELATOS DE UMA GUERRA
dir. Pedro Biava
MS / Ficção / 25’50”
Na busca por retomar seus territórios tradicionais no Mato Grosso do Sul, indígenas Kaiowá e Guarani têm sido vítimas de violentos ataques organizados por fazendeiros e forças policiais ao longo das últimas décadas.

SOMOS UNO
dir. Ghabi S Dias
Campo Grande - MS / Documentário/ 5’
Ana está trabalhando em um editorial de moda como modelo fotográfica no Mercado Municipal de Campo Grande. Ela posa em diferentes locais, até chegar na banca de suas parentas e surpreendê-las.

BENÇA
dir. Mano Cappu
PR / Ficção / 15’
Na cadeia a visita é sagrada. Antônio está ansioso para ver sua esposa, Vera. Entretanto, ao caminhar rumo ao pátio de visita, seu mundo começa a ruir ao ver saindo de uma das celas Rodrigo, seu filho. As relações paternas entre pai e filho são como um campo seco e sem vida.

CABANA
dir. Adriana de Faria
PA / Ficção / 14’
Em meio à floresta amazônica, uma mulher da revolução cabana recebe uma indesejada visita.

ESTA NOITE SEREMOS FELIZES
dir. Diego dos Anjos
SP / Ficção / 35’
Seu Carlos e Dona Deise encontram-se toda semana no baile “Esta Noite Seremos Felizes” para viverem uma lúdica e nostálgica história de amor.

JÚPITER
dir. Carlos Segundo
RN / Ficção / 15’
Jean é um militar francês aposentado, criador de cabras, que vive com sua esposa e um jovem brasileiro, recém chegado em uma propriedade rural. Intransigente e inflexível diante de uma nova fuga de uma de suas cabras, ele enfrentará a força do desejo de liberdade.

PÁSSARO MEMÓRIA
dir. Leonardo Martinelli
SP / Ficção / 15’
Um pássaro chamado Memória esqueceu como voltar para casa. Lua, uma mulher trans, tenta encontrá-la nas ruas do Rio de Janeiro, mas a cidade pode ser um lugar hostil.

CORES NO BREU
dir. Mariana Queiroz
RJ / Ficção / 20’
Joana e Maria vivem um intenso amor sapatão de idas e vindas. Enquanto Maria planeja começar uma família, Joana luta contra seus conflitos internos e cria um programa virtual com memórias das duas. Seu refúgio tecnológico aumenta a distância entre elas no mundo real, fazendo Joana mergulhar num abismo de realidades.

EMOCIONADO
dir. Pedro Melo
PE / Ficção / 19’
Erick, jovem que cursa o ensino médio e trabalha através do estágio como entregador de uma loja de artigos de videogame, começa a conversar pelas redes sociais com um rapaz por quem ele se interessa, até o momento em que a relação não se desenvolve e ele precisa encarar essa frustração com ajuda da sua melhor amiga, Duda.

QUARTA-FEIRA
dir. Maria Odara
PE / Documentário / 9’
Quarta-feira é um filme criado a partir das escrevivências e violências sofridas por uma travesti preta que morre e ressuscita diversas vezes. Inspirado em uma coletânea de poesias intitulada “Vinho, Oya, mangue e minhas mortes”.

OS FINAIS DE DOMINGOS
dir. Olavo Junior
PE / Ficção / 8’
Domingos, um idoso com a saúde frágil, segue sua rotina solitária em uma tarde de domingo, até que recebe a visita de um amor do passado.

SEREIA
dir. Estevan de la Fuente
PR / Ficção / 14’
É aniversário de Lúcio, criança cheia de imaginação que gosta de desenhar sereias e brincar com bonecas, mas na presença do pai intolerante e violento, o clima em casa não está para festa.

BAOBAB
dir. Bea Gerolin
SP / Animação / 10’
Em uma conversa sobre sua árvore genealógica, Zola, de 11 anos, aprende com Cícera, sua avó, que suas raízes são mais profundas do que imaginava.

BONITA DE ROSTO
dir. Ana Squilanti
SP / Ficção / 19’
Celina, de 12 anos, descobre que jamais seria considerada a menina mais bonita da sala.

COLCHÃO D’ÁGUA
dir. Livia Motta
RN / Animação / 6’
Curta experimental de animação que versa sobre a temática da saúde mental, a partir da experiência da protagonista com o Transtorno Afetivo Bipolar.

FALA, VÔ!
dir. Felipe Risallah
ES / Animação / 10’
Possuindo seu avô como referência, durante a pandemia, Neto aprendeu a despertar seu “lado criança” quando as coisas não estão bem.

GUARDAS-CHUVAS PERDIDOS VIRAM CLIPES DE PAPEL
dir. Jonh Patrick
CE / Ficção / 17’
Eli é um garoto traumatizado pela morte do pai e ao descobrir que seu único amigo, o bode Januário, desapareceu, sai em uma busca incessante para encontrá-lo.

QUANDO MEU CORPO TOCA O CÉU
dir. Ingrid Torres
RN / Documentário / 14’
Uma documentarista percorre a trajetória de quatro jovens bailarinas, partindo da dança para reencontrarem as suas próprias histórias.

O PIPA
dir. Isabela Alves
SP / Ficção / 8’
Bebel é uma menina apaixonada pelas brincadeiras infantis, mas agora ela tem um novo desafio: colocar uma pipa no céu. Com vocabulário pipeiro e trilha sonora com as batidas de funk, o curta-metragem ‘O Pipa’ fala sobre o encantamento do brinquedo para a quebrada.

POR DENTRO DAS ÁRVORES
dir. Francisco de Paula
SP / Animação / 4’
Crianças de diferentes etnias protegem a árvore sagrada da Amazônia, a Sumaúma.

FOTOSSÍNTESE
dir. Rodrigo do Viveiro
CE / Animação / 6’
Brotinho é uma semente que nasce diferente dos outros seres grama. Enquanto todos crescem e ganham formas robustas de árvores, Brotinho demora para alcançar suas modificações e acaba sofrendo bullying. Porém, quando sua transformação acontece, entenderá o motivo de ser diferente dos outros.

LUZIA E A SOMBRA
dir. Bako Machado
PE / Animação / 9’
Todas as noites, a mãe de Luzia acende um abajur para protegê-la do medo da escuridão. Porém, em uma noite chuvosa, uma enorme silhueta surge, mudando o destino de Luzia.

RECEITA DE VÓ
dir. Carlon Hardt
PR / Animação / 3’
Este curta nos leva ao quentinho da casa da vó, onde as comidas cantam e dançam ao som do mundo mágico do Hip Hop. “Minha vó dizia: menina, não chora as pitanga. Cê não queria? Então chupa essa manga!”

SÓ É FELIZ QUEM SE ARRISCA
dir. Rodrigo Vulcano e Lucas Lima
SP / Animação / 13’
Faísca é um cachorrinho que foi adotado e agora mora ao lado de uma escola de samba. Seu sonho é participar do desfile. Nessa saga em busca de encontrar seu lugar no mundo, ele descobre que o caminho se abre ao caminhar.

A VOZ DE GUADAKAN
dir. Joel Pizzini
MS / Documentário / 16’
Ensaio documental que apresenta a vida de Gleycielli Nonato, primeira escritora indígena de Mato Grosso do Sul, e sua mãe Maria Agripina. Revela a história da família, expulsa do Pantanal, e a luta das duas para preservar a memória da Nação Guató

BIG BANG
dir. Carlos Segundo
RN / Ficção / 14’
Chico ganha sua vida consertando fornos, nos quais ele facilmente entra devido seu tamanho. Face a um sistema que lhe exclui, não lhe resta outra alternativa que não seja a de se colocar em resistência.
CURTA MS

A última porteira
dir. Rodrigo da Silva Rezende
MS / 27’
Tiago é um solitário trabalhador do campo que descobre ter uma filha de 10 anos, precisando de seus cuidados. Agora ele enfrenta os desafios da paternidade, convivência e as constantes perguntas da criança que o faz repensar seu lugar na fazenda e no mundo.

Eleonora
dir. Lígia Tristão Prieto
MS / 18’
No coração do Pantanal, Eleonora, uma mulher interiorana, pantaneira atravessa as urgências de quem vive depois dos 60 e escolhe romper com preconceito para viver sozinha e amar livremente.

Les garçons
dir. Bruno Nishino e Marco Calábria
MS / 30’
Tem como pano de fundo um velho restaurante francês decadente, onde se trava o diálogo entre um jovem garçom e um idoso maitre fragilizado pela guerra na espera de seu amor não correspondido. Os personagens se inter-relacionam de forma conflitante, entre traumas e decepções.

Olhos fechados
dir. Roberto Leite
MS / 28’
Um jovem pintor pantaneiro tem sua carreira ameaçada após uma inesperada cegueira.

Sebastian
dir. Cainã Siqueira
MS / 14’
Após um erro irreparável na estrada, Sebastian enfrenta alucinações e uma mente em colapso, onde realidade e delírio se confundem.

Tempestade ocre
dir. Deivison Pedrê
MS / 20’
À beira do fracasso, um artista obstinado decide montar um último espetáculo para salvar seu grupo teatral. Mas as palavras do texto revelam segredos ancestrais - ideias que jamais deveriam ganhar vida no palco.
CURTA BRASIL
.jpeg)
A mulher esqueleto
dir. Yolanda Barros Margarida Freire
GO / 21’
Um simples capacete guarda o fio tênue entre dois que se afastam. Entre a fuga e o desejo, lembranças e caos, Sofia quer ser feliz.

Arame farpado
dir. Gustavo Carvalho
SP / 22’
No interior de São Paulo, duas irmãs e um recém-chegado padrasto são forçados a passar uma noite na sala de espera de um hospital, onde precisam lidar com estranhos - ao mesmo tempo em que buscam uma maneira de colocar sua família de volta aos trilhos.

A saga
dir. Dayse Amaral Dias
MG / 29’
Após uma enchente, Maria Flor busca a cura para sua mãe em ovos de vagalumes. Com aliados e desafios, enfrenta traições e descobre que a verdadeira luz está na coragem dentro de si.

BoiUna
dir. Adriana de Faria
PA / 20’
Quando mãe e filha retornam a uma ilha no Pará, energias misteriosas passam a rondá-las. As duas precisarão da força de um gigante para seguir em frente.

Bijupirá
dir. Eduardo Boccaletti
BA / 14’
Tomé, um menino que vive com um pescador em alto-mar, questiona sua própria origem ao ouvir sobre a rêmora, um peixe que vive grudado ao tubarão-baleia. Em um ato impulsivo, ele solta o bote e se perde no oceano. Ao ser resgatado, Reinaldo o carrega nas costas, como o tubarão carrega a rêmora, revelando o elo entre eles.

CARDO
dir. Allan Riggs e Guilherme Suman
RS / 20’
Um soldado brasileiro, em meio ao fim da Segunda Guerra Mundial, entra em uma espiral de sangue e vingança em nome de seu amor sacrificado.

Cavalo marinho
dir. Leo Tabosa
PE / 22’
Na véspera de São João, Francisca, uma viúva prestes a completar 75 anos está a ponto de explodir como fogos de artifício.

Fruta Fizz
dir. Kauan Okuma Bueno
SP / 20’
Durante uma brecha na viagem de trabalho ao interior, Mauro acompanhado de seu colega de trabalho, visita a cidade que marcou sua infância, confrontando memórias distantes que parecem ganhar vida a cada esquina.

Fuá, o sonho
dir. Viviane Jag Feg Farias e Amália Brandoff
RS / 20’
Criada longe das tradições de seu povo, Fuá sonha com uma planta misteriosa. Com a mãe adoecida e sem cura nos remédios convencionais, ela busca respostas em uma jornada de cura e reconexão, precisa decifrar o sonho para curar sua mãe e encontrar com sua verdadeira identidade.

Linda do Rosário
dir. Vladimir Seixas
RJ / 19’
Os sentimentos de Jéssica ficam à flor da pele quando ela está prestes a viver um amor capaz de fazer sua vida desabar.

O céu não sabe meu nome
dir. Carol Aó
BA / 20’
Uma neta ressignifica a morte de sua mais velha através das memórias antes não ditas.

Quando eu for grande?
dir. Manu Cappu
PR / 15’
De volta da prisão, após visitar pai e irmão, Gabriel (6) pergunta à mãe se seguirá o destino dos homens da família, expondo feridas e temores que Vera tenta ocultar.

Mãe
dir. João Monteiro
RS / 20’
Em um Rio Grande do Sul marcado por desafios e preconceitos, Maria, uma mulher transexual, se encontra em uma jornada desafiadora: a maternidade. Ao lado de Dário, seu marido, ela assume a responsabilidade de criar seu filho, Zezim. Enquanto luta para construir uma vida digna e manter sua família unida, ela enfrenta o peso do racismo e da discriminação, desafiando barreiras sociais e pessoais.

Minha mãe é uma vaca
dir. Moara Passoni
SP / 15’
Numa fazenda na orla do Pantanal em chamas, Mia, de 12 anos, está desesperada pelo amor da mãe que se ausenta. Com a ameaça iminente de uma onça que ronda a família, o amor surge de forma inesperada.

O primo holandês
dir. Nuno Lindoso
AL / 20’
Para ajudar seu primo em um esquema ilícito de venda de lotes num aterro sanitário desativado, Gilvan invade um dos terrenos, porém entra em confronto com trabalhadoras de uma cooperativa de reciclagem que reivindicam o direito sobre a terra ocupada por ele.

Peixe Morto
dir. João Fontanelle
CE / 13’
Em uma estrada de terra, dois amigos caminhoneiros enfrentam um problema mecânico e são surpreendidos pela ajuda de uma mulher. Ela indica uma oficina, leva os dois para sua casa e a convivência vai se desenrolado de forma misteriosa.

Via sacra
dir. João Campos
DF / 20’
Gleide tenta se concentrar em seu local de trabalho. Na TV, imagens da racista violência policial. Um telefonema inesperado vai colocá-la em uma verdadeira Via Sacra pela vida.
CURTA DOC

Campo cênico
dir. Pedro Miyoshi
MS / 20’
Em um tedioso domingo, Rebeca é levada pelo acaso a um parente distante e que ela não vê há tempos. Curiosa sobre a vida do tio, sua busca abre as cortinas para um universo teatral até então inexplorado, mas, estranhamente familiar.

Construindo a quarta parede
dir. Bruno Augusto da Silva
MS / 25’
"Construindo a Quarta Parede” mergulha na fascinante trajetória de Celso Marques, um pedreiro e cineasta autodidata de Dourados, Mato Grosso do Sul. O filme narra, com um toque pessoal e franco, a vida multifacetada de Celso, destacando suas realizações, controvérsias e sua habilidade única de transformar amigos, familiares e vizinhos em coadjuvantes das suas produções.

Contra correnteza
dir. Henrique Fabiano de Souza
RJ / 20’
Em meio ao vai e vem das ondas, Contra Correnteza acompanha Marcelo, um transmasculino e professor de natação em mar aberto, que lidera o projeto Aquatrans, uma iniciativa que convida pessoas trans a ocuparem a praia, enfrentarem seus medos e descobrirem a liberdade de existir em seus corpos. Mais do que um espaço de esporte, o projeto se torna um refúgio de coragem e acolhimento, onde roupas de banho ganham novos significados e o mar se torna palco de autoconfiança.

Jardim de Pedra
dir. Daphyne Schiffer Gonzaga e Rodrigo da Silva Rezende
MS / 16’
O curta-metragem “Jardim de Pedra” retrata a vida e a obra da atriz campo-grandense Glauce Rocha, refletindo sobre memória, legado artístico e identidade cultural brasileira.

Koi e o rio
dir. Ricardo Pieretti Câmara e Maurício Copetti
MS / 27’
O líder indígena José Koi Ofaié segue uma jornada pelo Rio Ivinhema em defesa da memória e cultura do Povo do Mel.

Outros abrigos
dir. Thiago Cardoso
PR / 19’
O acolhimento é apenas o início da jornada. Seis amigos com sonhos em comum refletem e compartilham o fato de terem passado boa parte de sua juventude em casas de acolhimento, em especial, a Chácara Meninos de 4 Pinheiros. Nos relatos de suas lembranças e dos planos para os próximos anos, permanece a resiliência por meio da vontade de vencer na vida e fazer arte.

Palavra
dir. DF Fiuza
BA / 20’
Dona Solange lidera um grupo de mulheres artesãs em um pequeno povoado no Brasil. A matriarca mantém vivas tradições indígenas e africanas através da relação com a natureza e dos ensinamentos ancestrais passados aos mais jovens por meio do artesanato. Aos 78 anos, Dona Solange é uma fonte de inspiração, respeito e sabedoria expressados de forma poética por suas ações.